Turismo tem alta de 47,5% em maio, mas ainda sofre efeitos da pandemia

Cenário ainda é de muita cautela, mas perspectivas são otimistas

Publicado em 20/07/2021 - 13:10 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Leonardo Paiva é dono de uma agência de turismo de Anápolis, em Goiás. A empresa dele sofreu com a pandemia de covid-19, assim como todas as que trabalham com turismo. Leonardo conta que teve que se reinventar como empresa para se adaptar ao novo cenário, oferecendo serviços diferenciados. 

E não foi só a empresa do Leonardo que sofreu com a pandemia. O setor vem amargando perdas desde março do ano passado. Mas parece que as coisas estão começando a melhorar. O faturamento do turismo aumentou 47,5% em maio de 2021, se comparado ao mesmo mês de 2020. Mas esse número ainda não chega nem perto do desempenho em 2019. Isso é o que demonstra uma pesquisa da Fecomércio-São Paulo. Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Federação, destaca que a maneira de fazer turismo mudou, em razão da pandemia. E ela explica porque isso interfere no faturamento do setor. 

Mariana ressalta, ainda, que com o início da vacinação contra covid-19 e a adaptação dos prestadores de serviço às exigências sanitárias de funcionamento, a partir de janeiro de 2021 o turismo começou a crescer novamente. Ela acredita que essa curva crescente deve continuar e atingir um pico no final de agosto, o que pode elevar os preços e reduzir a quantidade de vagas em voos e hotéis. Mariana garante que o cenário ainda é de muita cautela, mas as perspectivas para o setor são muito otimistas.

O transporte aéreo foi o setor que registrou o maior prejuízo em relação a 2019, perdendo metade do faturamento. A queda em atividades como locação de veículos, agências e operadoras de turismo, foi 13,2% em maio em relação a 2019.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo