Banco Central vai reduzir limite de transferências com Pix à noite

Publicado em 27/08/2021 - 19:03 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Banco Central vai reduzir o limite de transferência do Pix à noite para R$ 1.000,00 com objetivo de evitar crimes, como sequestro relâmpago, e fraudes eletrônicas. O limite será para o período das 20h às 6h. Atualmente, o limite da transferência noturno com Pix é igual ao limite do cartão de débito da pessoa.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, João Manuel Pinho de Mello, destacou que a medida foi tomada com base em dados tanto dos casos de crimes violentos quanto do uso que as pessoas fazem do Pix no período noturno.

Segundo o Banco Central, a cada 100 mil transferências com o Pix, uma tem indício de fraude, considerando o período de novembro do ano passado até agosto deste ano. Com isso, são 38 mil transferências identificadas com indícios de fraude com o Pix em um universo de 3,8 bilhões de transações.

O novo limite será imposto a todos os usuários, porém, a pessoa terá a opção de aumentar esse limite, caso queira. Mas o aumento só será autorizado de 24 a 48 horas após a solicitação. Além disso, o usuário poderá aumentar o limite para contas conhecidas, já pré-cadastradas.

O Banco Central vai ainda obrigar os bancos a alertarem os clientes sempre que uma conta for suspeita de ser usada para fraudes ou crimes. Atualmente, esse aviso por parte das instituições financeiras é opcional.

O diretor da instituição, João Manuel Pinho de Mello, ressaltou ainda que o Banco Central vai exigir mais informações dos bancos sobre indícios e suspeitas de fraudes.

De acordo com o diretor do Banco Central, as novas restrições e medidas devem entrar em vigor nas próximas semanas, dando um prazo para que as instituições financeiras se adaptem, mas ainda não há data determinada.

Edição: Raquel Rodrigues / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo