Na casa da dona de casa Marina Ricardo toda economia de energia é bem-vinda. Ela conta que tenta de tudo para diminuir a conta no final do mês.
E a ideia da Campanha de Consumo Consciente de Energia, lançada nesta semana, é justamente deixar os consumidores como a Marina. Com o mote “Energia elétrica: se desperdiçar, vai faltar", a ação tenta sensibilizar a população para o consumo equilibrado da energia elétrica.
A campanha é uma parceria entre a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o Ministério de Minas e Energia e a a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Serão duas etapas. A primeira, que já começou, vai tentar mostrar para população que as hidrelétricas estão sofrendo com a falta de água e que isso impacta diretamente na geração de energia elétrica. Já na segunda fase, o objetivo é engajar as pessoas a consumir de maneira consciente.
Sigrid Guimarães, diretora de comunicação da Abradee, explica que o Brasil vive a maior crise hídrica dos últimos 91 anos e esse foi um dos principais motivos para a realização desta campanha.
E a campanha não é só para pedir redução na conta do final do mês. Ela vai ajudar o consumidor a modificar comportamentos que aumentem o consumo. Sigrid explica que há bastante conteúdo de fácil acesso e entendimento para a população para evitar um aumento do consumo de energia.
Sigrid Guimarães destacou ainda que todos podem ajudar, tanto os consumidores das residências quanto as grandes empresas.
A campanha vai ser veiculada na TV, internet e rádio e se destina a todas as faixas etárias e classes sociais do país. As ações vão ser segmentadas para cada público, tentando acompanhar a rotina e o comportamento de cada um.