Campanha estimula redução do consumo de energia

Publicado em 20/08/2021 - 13:55 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na casa da dona de casa Marina Ricardo toda economia de energia é bem-vinda. Ela conta que tenta de tudo para diminuir a conta no final do mês.

E a ideia da Campanha de Consumo Consciente de Energia, lançada nesta semana, é justamente deixar os consumidores como a Marina. Com o mote “Energia elétrica: se desperdiçar, vai faltar", a ação tenta sensibilizar a população para o consumo equilibrado da energia elétrica.

A campanha é uma parceria entre a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o Ministério de Minas e Energia e a a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Serão duas etapas. A primeira, que já começou, vai tentar mostrar para população que as hidrelétricas estão sofrendo com a falta de água e que isso impacta diretamente na geração de energia elétrica. Já na segunda fase, o objetivo é engajar as pessoas a consumir de maneira consciente.

Sigrid Guimarães, diretora de comunicação da Abradee, explica que o Brasil vive a maior crise hídrica dos últimos 91 anos e esse foi um dos principais motivos para a realização desta campanha.

E a campanha não é só para pedir redução na conta do final do mês. Ela vai ajudar o consumidor a modificar comportamentos que aumentem o consumo. Sigrid explica que há bastante conteúdo de fácil acesso e entendimento para a população para evitar um aumento do consumo de energia.

Sigrid Guimarães destacou ainda que todos podem ajudar, tanto os consumidores das residências quanto as grandes empresas.

A campanha vai ser veiculada na TV, internet e rádio e se destina a todas as faixas etárias e classes sociais do país. As ações vão ser segmentadas para cada público, tentando acompanhar a rotina e o comportamento de cada um.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo