Governo conclui privatização de mais três terminais portuários do país

Publicado em 13/08/2021 - 19:19 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O porto de Santana, no Amapá, usado principalmente para a movimentação de farelo de soja, ficou com o Grupo Caramuru Alimentos, empresa com sede em Itumbiara, no interior de Goiás.

Num leilão de lance único, o grupo ofereceu 5 milhões e 850 mil reais pela outorga e vai administrar o principal porto de movimentação de cargas do Amapá por 25 anos. Nesse período, são esperados investimentos na casa de 41 milhões de reais. O porto fluvial garante acesso ao oceano atlântico pela foz do Rio Amazonas.

Já o Porto de Mucuripe, no Ceará, foi vendido por 1 milhão de reais, também em um lance único e passa a ser administrado pela Tergran, Terminais de Grãos de Fortaleza. A concessão também vai durar 25 anos e a expectativa é que sejam investidos 47 milhões de reais no porto que é usado para a movimentação de grãos, especialmente trigo.

O porto de Salvador foi o único em que houve disputa. Três grupos ofereceram lances, mas quem ficou com o controle do terminal especializado no manuseio de carga geral, os containeres, foi a Intermarítima Portos e Logística, empresa com sede em Salvador, que ofereceu 32 milhões de reais pela concessão. O contrato vale por 10 anos e são esperados investimentos na casa de 17 milhões de reais.

O ministério da infraestrutura também havia previsto o leilão do porto de Maceió, mas como não houve interessados, o leilão foi adiado para o ano que vem.

Já o porto de Santos, que deve ser um dos mais disputados, está previsto para acontecer em novembro, segundo o secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Diogo Piloni.

O porto de Santos é o principal terminal de movimentação de containeres da América Latina.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo