Governo economizou R$ 1,5 bilhão com teletrabalho na pandemia

Publicado em 05/08/2021 - 12:16 Por Beatriz Albuquerque Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Thiago Bonfim é servidor público e está em teletrabalho. Ele conta que os gastos em casa diminuíram muito com o home office. Ele e a esposa estão trabalhando de casa desde o início da pandemia. Thiago conta que o orçamento da família ficou mais folgado.

E essa redução de custo não foi só na casa do Thiago não. O governo federal também economizou: um R$ 1,5 bilhão com trabalho remoto de servidores.

Esse número é resultado de um levantamento do Ministério da Economia que analisou a redução dos gastos entre os meses de março de 2020 e junho de 2021. Foram avaliados cinco itens: diárias; passagens e despesas com locomoção; serviços de energia elétrica; serviços de água e esgoto; além de cópias e reprodução de documentos.

O Ministério da Economia destacou que, mesmo durante a pandemia, os brasileiros não deixaram de ter acesso aos serviços públicos, justamente porque os servidores estavam trabalhando de casa.  Atualmente, mais de três mil serviços já são totalmente digitais, ou seja, os cidadãos podem fazer tudo sem precisar sair.

Hoje em dia, mais de 32% dos funcionários ativos do Executivo Federal estão trabalhando de casa. Se o teletrabalho for implementado de fato, é possível que parte dessas pessoas continuem em home office depois da pandemia.  

Ainda de acordo com o levantamento do ministério, essa experiência positiva com o trabalho remoto é um incentivo para a adesão à modalidade, que já está prevista no PG (Programa de Gestão do governo federal).

O programa foi criado em julho de 2020 para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços, reduzindo despesas de custeio como água, esgoto e energia elétrica.

Até o momento, nove órgãos completaram o processo de adesão ao teletrabalho proposto pelo PG, entre eles, os Ministérios da Economia e o da Cidadania e a Controladoria-Geral da União. 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo