Governo lança novo sistema eletrônico de dispensa de licitação

Publicado em 11/08/2021 - 08:30 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal lança nesta quarta-feira (11) um novo sistema eletrônico de dispensa de licitação. A regra é aplicada para a compra de bens e contratação de serviços em valores de até R$ 50 mil ou para obras e serviços de engenharia que custem até R$ 100 mil.

De acordo com o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, o novo modelo vai ampliar a transparência dessas contratações. Segundo ele, todas as operações serão digitalizadas e online, facilitando o acesso de todos os interessados.

A mudança está de acordo com a nova Lei de Licitações, que entrou em vigor este ano. Antes, para fazer a dispensa de licitação, o gestor público precisava apresentar três cotações de preços com fornecedores. Depois, escolhia a proposta mais vantajosa.

Agora, a concorrência será divulgada no Sistema de Dispensa Eletrônica. Todos os fornecedores já registrados serão avisados automaticamente e, no dia e horário estabelecidos, o procedimento será aberto, também de maneira automática. Durante o período de seis a dez horas, será possível apresentar as propostas e todos os participantes poderão acompanhar em tempo real. Vai funcionar como se fosse um mini pregão eletrônico.

O secretário Cristiano Heckert avalia que a participação de mais fornecedores vai aumentar a concorrência, aumentar a disputa entre mais atores e isso deve gerar economia para os cofres públicos.

A dispensa de licitação é possível em algumas situações, como pequenas obras e compras de pequeno valor e de itens para uso das Forças Armadas. O processo também é permitido em situações de calamidade, como na pandemia de covid-19.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo