Número de brasileiros endividados chega a 71,4%, o maior desde 2010

Publicado em 05/08/2021 - 15:15 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O percentual de brasileiros com dívidas voltou a aumentar em  julho, chegando a 71,4%. É o maior percentual desde janeiro de 2010, quando a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo começou a realizar a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

O  aumento no número de endividados ocorreu nas duas faixas de renda pesquisadas. Na passagem de junho para julho, o percentual entre as famílias que recebem até dez salários mínimos passou de pouco mais 70% para aproximadamente 73%.  Entre as famílias com renda maior, a proporção subiu de 65,5% para 66,3% em julho.

De acordo com os números da pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, o quadro reflete fragilidades do mercado de trabalho formal e informal, com o avanço inflacionário no período, restringindo o orçamento das famílias e estimulando novas tomadas de empréstimo, para compor a renda.

Ainda de acordo com a pesquisa, o tempo de atraso no pagamento das dívidas também vem crescendo, já que as famílias inadimplentes estão precisando de mais tempo para conseguir quitar seus compromissos em aberto.

Um outro aumento apontado pela pesquisa se refere ao uso do cartão de crédito, que chegou a quase 83% do total de famílias com dívidas. A entidade alerta que, embora esta seja a modalidade mais difundida pelas facilidades de pagamento, potencializando assim o consumo e podendo funcionar como ferramenta de recomposição da renda, também oferece um custo maior, principalmente quando se torna crédito rotativo. Nesta modalidade, parte do saldo devedor fica para o mês seguinte ao do vencimento, impactando ainda mais a dívida.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo