Pesquisa aponta que os jovens são os mais afetados pelo desemprego

Publicado em 18/08/2021 - 12:46 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o país tem 14,8 milhões de desempregados, o que representa 14,7% da população economicamente ativa. Mas esse índice é ainda maior entre os mais jovens. Na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas.

Uma nota técnica divulgada nesta terça-feira pela Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia, confirma essa situação. De acordo com a publicação, os jovens são a maior parcela das pessoas que vivem o chamado desemprego de longo prazo. É quando a pessoa passa mais de dois anos direto procurando uma vaga de trabalho.

De acordo com os técnicos da secretaria, o desemprego de longo prazo se caracteriza pelo predomínio de pessoas com idades de 17 a 29 anos. Outro dado levantado pela nota é que as mulheres ainda são mais afetadas, em uma proporção de duas jovens para um jovem do sexo masculino. Também é grande o número de pessoas com baixa escolaridade.

A nota técnica alerta, ainda, que quanto mais tempo uma pessoa fica desempregada, menor a chance de se recolocar no mercado de trabalho.

O objetivo da nota divulgada pelo Ministério da Economia foi fazer um raio-x dos desempregados no Brasil e entender quem são estas pessoas afetadas por um desemprego tão persistente.

 

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relatório final da CPI da Pandemia deve ser votado na próxima semana

A votação do relatório final da CPI da Pandemia foi adiada para a semana que vem. A leitura vai acontecer nesta quarta-feira 20), como informou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues.

Baixar arquivo
Política

Jornada das Águas vai investir R$ 6 bi na recuperação de bacias

O anúncio do lançamento do programa Jornada das Águas, foi feito na cidade de São Roque, em Minas Gerais, na ocasião o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo vai divulgar os detalhes da extensão do auxílio emergencial ainda nesta semana.

Baixar arquivo
Esportes

Mundial de Ginástica Artística começa nesta segunda no Japão

A primeira a competir é Rebeca Andrade, a partir das 23h15, horário de Brasília. Arthur Nory e Caio Souza competem na terça-feira a partir das 21h20.

Baixar arquivo
Saúde

Rio volta a permitir lotação máxima em museu, cinema e casas de festa

Espaços como museus, teatros, cinemas, centros comerciais e casas de festas vão poder funcionar com lotação máxima, sem a necessidade de distanciamento social, a partir desta segunda-feira (18), na cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Setor de bares e restaurantes pode preencher 600 mil vagas de trabalho

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, mostra que quase metade das empresas desse segmento estão com as finanças ajustadas e prontas para recuperar o tempo perdido, em função da pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Aulas 100% presenciais começam na rede estadual de São Paulo

O sistema de rodízio de estudantes permanece na maioria das unidades escolares, uma vez que apenas 24% das escolas no estado teriam condições do retorno de 100% dos estudantes ao mesmo tempo, devido ao distanciamento entre as carteiras.

Baixar arquivo