Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

Publicado em 24/09/2021 - 21:49 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As vendas do final do ano devem gerar 94 mil vagas de trabalho temporário. O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O número foi calculado a partir da previsão de um aumento de 3,8% nas vendas de Natal comparado com as vendas do mesmo período do ano passado.

Se a previsão se confirmar o número de vagas geradas se aproxima um pouco mais do patamar do Natal de 2013. Naquele período foram abertos mais de 115 mil postos de trabalho.

O economista do CNC, Fábio Bentes, alerta que a previsão depende do controle da pandemia e o cálculo foi feito apostando que a situação não volta a se agravar, como aconteceu no começo do ano. Para ele, a tendência é que o varejo contrate mais trabalhadores informais do que no ano passado. 

Rose Mary Ferreira, de 58 anos, que trabalhava como auxiliar em serviços gerais em uma ótica no Rio de Janeiro, perdeu o emprego em maio. Desde então, tenta sobreviver com um bico que faz como faxineira um dia por semana. E ela torce para que os ventos mudem. Rose diz que tem dúvidas sobre as perspectivas positivas para os próximos tempos, mas diz que “tem que pensar positivo”.

Segundo o levantamento, mais da metade das 94 mil vagas vão ser abertas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. E os contratos vão acontecer principalmente no setor de vestuário, calçados e supermercados.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo