Inflação de agosto é a maior em duas décadas, aponta IBGE

IPCA do ano acumula alta de 5,67%

Publicado em 09/09/2021 - 12:04 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,87% em agosto, após alta de 0,96% em julho.

O resultado, divulgado nesta quinta-feira (09) pelo IBGE, aponta a maior variação para o mês desde desde 2000, quando o índice chegou 1,31%. Com isso, o IPCA acumula alta de 5,67% no ano.

O analista, André Felipe Guedes Almeida, responsável pela divulgação do índice, explica que oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo Instituto tiveram alta de preços em agosto, com destaque para os transportes. E o motivo está nas bombas de gasolina.

O grupo Habitação também pesou na inflação de agosto, influenciado pela alta de 1,10% nas contas de luz. Além da crise hídrica, houve reajustes tarifários em Vitória, Belém e em uma das concessionárias de São Paulo.

O grupo saúde e cuidados pessoais  foi o único com variação negativa, devido à queda de 0,43% nos itens de higiene pessoal. As mensalidades dos planos de saúde recuaram 0,10%.

O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos.

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo