Abras: consumo tem recuo de 2,33% em agosto deste ano

Em relação a agosto de 2020, a queda foi de 1,88%

Publicado em 14/10/2021 - 16:49 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O consumo das famílias nos supermercados caiu 2,33% em agosto deste ano, em comparação com o mês de julho; já em relação a agosto de 2020, a queda foi de 1,88%. Mas, no acumulado, desde o início de 2021, o consumo aumentou, em 3,15%.

Os dados são do Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros e foram apresentados nesta quinta-feira (14), pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo o vice-presidente da entidade, Márcio Milan, esses números são reflexo de fatores externos e internos, como a alta da inflação e o desemprego; além do câmbio, as geadas - que prejudicaram algumas lavouras - e ainda a população, que está com menos dinheiro no bolso.

Conforme a pesquisa, na cesta dos 35 produtos mais consumidos em 2021 estão café, açúcar, ovo, carne bovina dianteira e frango. Os preços desses alimentos subiram, em média, 22%, neste ano. O líder foi o café, que ficou 30% mais caro desde janeiro. Marcio Millan cita outros produtos que tiveram aumento de preço.

Alguns alimentos tiveram redução nos preços nos últimos 12 meses, com destaque para o óleo de soja e a cebola, ambos com redução de 35%.

Marcio Millan chamou a atenção para a variação de preço do mesmo produto oferecido em diferentes supermercados. É o caso do arroz, que variou entre R$ 15 e R$ 29, o pacote de cinco quilos, num apanhado de 30 marcas.

Ele também ressaltou que houve crescimento da contratação de trabalhadores pelos supermercados desde janeiro.

O vice-presidente da Abras disse ainda que o setor está otimista para os próximos meses, com a proximidade de mais uma parcela do auxílio emergencial, o 13º salário, e o pagamento do último lote do imposto de renda. Além disso, ele aposta nos próximos feriados prolongados, que sempre geram mais consumo; a Black Friday, que acontece em novembro, e ainda as festas de final do ano.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

Baixar arquivo
Saúde

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Baixar arquivo
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo