Bento Albuquerque não trabalha com possibilidade de racionamento

Publicado em 14/10/2021 - 16:37 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta quinta-feira que não trabalha com a possibilidade de racionamento, mesmo atravessando a maior crise hídrica da história do país. As declarações aconteceram em um evento sobre comércio exterior, organizado pela AEB, Associação de Comércio Exterior do Brasil.

Albuquerque disse que o governo procura diversificar a matriz energética brasileira para acompanhar a demanda. Segundo ele, o Plano Decenal de Energia 2030 indica que, nos próximos 10 anos, o país vai precisar de um acréscimo de cinquenta gigawatts na capacidade instalada, ou seja, investimentos de R$ 275 bilhões. Ele destacou a aprovação da lei do Novo Mercado de Gás.

O ministro ressaltou as exportações minerais brasileiras, que tem saldo comercial de 24 bilhões e meio de dólares, no primeiro semestre, mais de 60% do saldo da balança comercial no período.

O secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt Junior, apontou a retomada do investimento estrangeiro no Brasil neste ano, após a queda durante a pandemia.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, disse que neste ano o superávit comercial do país deve ser de US$ 59 bilhões, um recorde, graças à alta das commodities no exterior. Mas a exportação de produtos manufaturados vem caindo nos últimos anos. Ele defendeu a aprovação das reformas tributária e administrativa para atrair mais investimentos e melhorar a competitividade dos produtos brasileiros.

Edição: Nádia Faggiani - Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo