Índice de Preços ao Produtor (IPP) tem ligeira alta em setembro

Publicado em 27/10/2021 - 13:04 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de inflação, medida pelo IBGE na “porta de fábrica”, ou seja, sem calcular impostos e fretes, ficou em 0,40% em setembro, abaixo do verificado em agosto, 1,89%. A taxa do IPP (Índice de Preços ao Produtor), anunciada nesta quarta-feira pelo Instituto, também é menor que os 2,34% verificados em setembro de 2020.

O maior impacto no resultado de agora veio dos preços praticados pelas indústrias extrativas, que caíram quase 16,5% no mês avaliado.

O IPP é formado pelos índices das indústrias extrativista e de transformação.

Em setembro, 20 das 24 atividades acompanhadas tiveram variações positivas na comparação com agosto. No entanto, como explica o analista Murilo Alvim, responsável pela pesquisa, o comportamento do índice em setembro foi o menor do ano.

Das quatro grandes categorias econômicas da indústria, as maiores taxas de inflação em setembro foram observadas em bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos, 1,30%, e bens de consumo, 1,49%.

Já os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo, registraram deflação de 0,27%.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo
Geral

Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Uberaba é a quarta cidade que participa de testes da tecnologia 5G para a área rural: Rondonópolis, no Mato Grosso, Sorocaba, em São Paulo e, Londrina, no Paraná, também fazem parte do projeto-piloto.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia exige comprovante de vacinação em serviços de atendimento

A medida, publicada no Diário Oficial , exige que cada pessoa no estado que precise dos serviços do SAC, Detran e SineBahia apresente o cartão de vacinação devidamente preenchido ou baixe o aplicativo ConecteSUS, onde é possível ter acesso a um certificado digital de imunização contra Covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo