Inflação da construção civil acumula alta de 22% nos últimos 12 meses

Publicado em 08/10/2021 - 19:28 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O índice que mede a inflação na construção civil fechou o mês de setembro em 0,88% e, com isso, acumula uma alta nos últimos 12 meses de 22%, mesma porcentagem dos 12 meses anteriores, quando o Índice Nacional da Construção Civil, medido pelo IBGE, também registrou alta de 22%. Os novos dados foram divulgados nesta sexta-feira (08).

O gerente do IBGE responsável pelo índice da Construção Civil, Augusto Oliveira, destacou que o mês de setembro manteve uma desaceleração dos preços que começou em julho deste ano. Setembro de 2021 registrou uma inflação menor que agosto, quando os preços da construção civil cresceram 0,99%, e menor que setembro de 2020, quando os preços subiram 1,4%. Entre as regiões, a centro-oeste apresentou a maior variação em setembro deste ano, com crescimento de 2% em relação ao mês anterior.

O administrador Júnior Borges está há 11 meses fazendo uma reforma estrutural na própria casa no Distrito Federal e, por causa dos aumentos de preços, a construção precisou parar em alguns momentos. Já o professor de contabilidade da Universidade de Brasília, Jomar Rodrigues, avalia que o aumento do preço da construção civil é tanto um reflexo da inflação geral quanto do aumento da demanda causado pela pandemia, com as pessoas passando mais tempo em casa. 

O índice da Construção Civil mede tanto a variação dos preços dos materiais de construção como da mão de obra. Entre os estados, as maiores variações de setembro foram registradas no Amazonas e Goiás, ambos com inflação acima de 3%.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo