Número de famílias endividadas em setembro chega a 74%

Em relação a agosto, a alta foi de 1,1 ponto percentual

Publicado em 04/10/2021 - 17:31 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de famílias brasileiras endividadas chegou a 74% em setembro, o maior desde 2010, quando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) iniciou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Agora são 12 milhões de famílias com algum tipo de dívida, incluindo cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestação de carro e de casa.

Em relação a agosto, a alta foi de 1,1 ponto percentual e 6,8 pontos frente a setembro de 2020.

Por outro lado, a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4) mostra que os indicadores de inadimplência caíram pelo segundo mês seguido, apesar das recentes altas de juros e do recorde no endividamento. O que, na avaliação da economista e responsável pela pesquisa, Isis Ferreira, indica um cenário mais positivo.

Ainda para a economista, o maior endividamento da população está relacionado também a fatores como juros relativamente baixos no Brasil para a retomada de crédito, tornando a contratação mais acessível.

Entre as famílias que recebem até dez salários mínimos, o endividamento passou de 74,2% para 75%, nova máxima histórica; enquanto a inadimplência diminuiu de 28,8% para 28,6%.

Para as famílias com renda acima de dez salários mínimos, o endividamento subiu de 67,6% em agosto para 68,9% em setembro; enquanto a inadimplência caiu de 11,8% para 11,7% na passagem de agosto para setembro, a menor proporção desde fevereiro.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Cryptolavagem: Gaeco apreende R$ 48 mil em casa de vereador do Rio

Na ponta das investigações pelo crime de lavagem de dinheiro também estão Glaidson Acácio dos Santos,  conhecido como Faraó do Bitcoin, e Carlos Alexandre da Silva

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz avalia que vitamina B12 pode atenuar inflamação da covid

No entanto, ainda são necessários estudos clínicos antes que a B12 possa ser usada com segurança no tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus e também que a vitamina não terá efeitos na prevenção da doença

Baixar arquivo
Geral

Conselho de Administração da Petrobras tem novo presidente

Gileno Gurjão Barreto,  presidente do Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, assume o cargo

Baixar arquivo
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo