Pesquisa mostra que 44% das compras pela internet são por impulso

Publicado em 11/10/2021 - 21:27 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae.

Segundo o levantamento, os produtos e serviços mais comprados por impulso são:comidas e bebidas por delivery, moda e vestuário, itens para a casa, eletrônicos e artigos de informática.

Andréa Chaves - psicóloga e pesquisadora, explica que as compras por impulso são uma resposta comportamental, que pode querer levar a pessoa a evitar o sofrimento ou amenizar uma emoção. Ela diz que é preciso acender o alerta, quando acontece de uma maneira intensa e repetitiva.

Andrea Chavez dá algumas dicas para evitar a compra exagerada por impulso: como evitar gastos quando você estiver com seu emocional alterado, nestes casos é melhor esperar e avaliar a necessidade da compra.

Outro fator é que, muitas vezes, a compra por impulso vem acompanhada por um sentimento de arrependimento e culpa e pode gerar decepção e tristeza, além de causar sérios prejuízos financeiros. Por isso é importante planejar suas compras, e, claro, pesquisar sempre o menor preço.

A pesquisa da Confederação Nacional Lojistas aponta que 98% dos consumidores também costumam fazer pesquisa de preço antes de definir uma compra pela internet. As pesquisas ocorrem principalmente quando vão comprar celulares, eletrodomésticos e eletrônicos.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Com retorno do público ao cinema, bilheteria cresce 35% em 2021

Segundo Tiago Mafra, diretor da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, a reação veio com o avanço da vacinação e a reabertura gradual das salas a partir de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio espera alto adesão à imunização de crianças contra covid-19

No momento em que começa a vacinação infantil contra covid, a cidade do Rio tem 12 crianças internadas, infectadas pela doença, de acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: primeira criança a ser vacinada no RJ é do Morro da Providência

A pequena Marion Barbosa foi a primeira menina de 11 anos a receber a vacina na cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Na Copa das Nações Africanas, Gâmbia empatou com Mali em 1 a 1. Costa do Marfim e Serra Leoa empataram em 2 a 2. Tunísia venceu Mauritânia por 4 a 0. Argélia perdeu para Guiné Equatorial por 1 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Governo do Rio sanciona a criação de Centro Paralímpico em São Gonçalo

Segundo o governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, além de mais um espaço para desenvolver e aperfeiçoar os atletas em potencial, será mais uma forma de inclusão da pessoa com deficiência e dará mais acessibilidade à pratica do paradesporto.

Baixar arquivo