Pesquisa mostra que 44% das compras pela internet são por impulso

Publicado em 11/10/2021 - 21:27 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae.

Segundo o levantamento, os produtos e serviços mais comprados por impulso são:comidas e bebidas por delivery, moda e vestuário, itens para a casa, eletrônicos e artigos de informática.

Andréa Chaves - psicóloga e pesquisadora, explica que as compras por impulso são uma resposta comportamental, que pode querer levar a pessoa a evitar o sofrimento ou amenizar uma emoção. Ela diz que é preciso acender o alerta, quando acontece de uma maneira intensa e repetitiva.

Andrea Chavez dá algumas dicas para evitar a compra exagerada por impulso: como evitar gastos quando você estiver com seu emocional alterado, nestes casos é melhor esperar e avaliar a necessidade da compra.

Outro fator é que, muitas vezes, a compra por impulso vem acompanhada por um sentimento de arrependimento e culpa e pode gerar decepção e tristeza, além de causar sérios prejuízos financeiros. Por isso é importante planejar suas compras, e, claro, pesquisar sempre o menor preço.

A pesquisa da Confederação Nacional Lojistas aponta que 98% dos consumidores também costumam fazer pesquisa de preço antes de definir uma compra pela internet. As pesquisas ocorrem principalmente quando vão comprar celulares, eletrodomésticos e eletrônicos.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

TSE restringe uso da inteligência artificial nas eleições de 2024

A norma veta o deepfake e cria restrições ao uso de inteligência artificial. Fica restrito também o uso de chatbots para substituir pessoas reais nas ações de campanha.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D nacional para combater a dengue será realizado neste sábado

Conscientizar o país sobre medidas de prevenção e eliminação do mosquito Aedes aegypti. Essa é ideia do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, que acontece dia 2 de março.

Baixar arquivo
Cultura

CCBB RJ recebe mostra Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak

A exposição será inaugurada nesta quarta-feira (28), com 160 fotografias inéditas de Nagakura, realizadas entre 1993 e 1998, explorando territórios e etnias da Amazônia junto com o escritor e ativista indígena brasileiro.

Baixar arquivo
Política

Comissão aprova imunidade tributária para entidades religiosas

O texto aprovado amplia a isenção para creches, asilos, comunidades terapêuticas, monastérios, seminários, conventos, entre outras instituições ligadas a entidades religiosas.

Baixar arquivo
Segurança

Diminui o número de policiais no Brasil nos últimos dez anos

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que as forças policiais estaduais encolheram 6,8% no caso da Polícia Militar e 2% no caso da Polícia Civil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bolsonaro presta depoimento na PF sobre importunação a uma baleia

O caso ocorreu em junho do ano passado, quando o ex-presidente se aproximou de uma baleia jubarte com jet ski, no litoral paulista. 

Baixar arquivo