RJ: Estado apresenta Plano de Recuperação Fiscal ao Tesouro Nacional

Publicado em 27/10/2021 - 17:45 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Asa Norte Brasília

O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou detalhes do Plano de Recuperação Fiscal à Secretaria do Tesouro Nacional, durante encontro, nesta quarta-feira, no Palácio Guanabara, na zona sul da capital.

O documento inclui a revisão do cenário base com ressalvas; as medidas de ajuste obrigatórias, aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Cláudio Castro; e contrapartidas exigidas pelo novo Regime de Recuperação Fiscal.

A proposta do estado abrange também 13 medidas inovadoras, que tornam o Rio de Janeiro uma referência na renegociação de dívidas dos entes federativos com a União.

As iniciativas, nas áreas de desenvolvimento e pagamento de parte do débito com ativos, podem representar cerca de R$ 100 bilhões em receitas nos próximos dez anos.

Na avaliação do o secretário de Fazenda, Nelson Rocha, o plano tem um novo foco e maior credibilidade, o que pode promover desenvolvimento para gerar uma receita maior ao estado.

A partir de agora, a Secretaria do Tesouro Nacional avaliará a proposta. A partir daí, serão iniciadas as negociações e ajustes para o estabelecimento de metas e compromissos que o estado precisará cumprir. A previsão é que a versão final do Plano de Recuperação Fiscal, com todos os ajustes acertados, seja concluída até o final de novembro.

Ao todo, o Plano de Recuperação Fiscal terá a duração de nove anos. Em 2021, o estado está livre do pagamento das dívidas com a União, garantidas pelo Governo Federal. A partir de 2022, as parcelas serão gradativamente retomadas.

O período total para o pagamento da dívida, suspensa durante o regime, será de 30 anos, ou seja, até 2051. O objetivo, além de cumprir as exigências do novo Plano, é desenvolver soluções sustentáveis a longo prazo.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal

A determinação vale até nova decisão da Corte. A medida foi tomada, nessa segunda-feira (22), para evitar novas decisões judiciais.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo