Empresas recuperam crédito, mas inadimplência ainda é alta, diz Serasa

Publicado em 22/11/2021 - 20:05 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Empresas recuperam crédito, mas inadimplência ainda é alta no setor. Quase metade das empresas brasileiras, 49%, quitou parte de suas dívidas entre janeiro e julho desse ano.

O indicador de recuperação de crédito da Serasa Experian mostra que seis a cada dez dessas empresas pagaram contas atrasadas de serviços essenciais como água, gás e energia.

Na sequência, cinco em cada dez empresas quitaram dívidas bancárias. Michelle Karine, sócia-diretora de uma agência de recursos humanos em São Paulo vinha acumulando dívidas de empréstimos bancários desde 2015. Pensou que fosse quitar as contas em 2020, mas aí veio a pandemia.

Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o pagamento das dívidas pode indicar uma retomada da economia, mas acontece principalmente em função dos programas de governo que facilitaram o acesso ao crédito e a redução de impostos.

Mas o fato de que as empresas começaram a reduzir as dívidas não significa que elas deixaram de ser inadimplentes. Michelle, por exemplo, diz que o próximo passo vai ser pagar os impostos que ficaram pendentes.

Segundo o Sebrae entre maio e agosto, o número de micro e pequenas empresas inadimplentes caiu 5 pontos percentuais. De 36 para 31%.

 

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo