IGP-M fecha ano com alta acumulada de 17,78%

Em dezembro, o indicador subiu 0,87%

Publicado em 29/12/2021 - 12:33 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, usado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel no país, subiu 0,87% em dezembro e fechou o ano com alta acumulada de 17,78%. Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas, a taxa ficou abaixo da observada no ano passado, de 23,14%. E, a boa notícia é que o indicador continua em desaceleração desde maio, quando alcançou, no acumulado de 12 meses, o teto de 37,04%.

O economista e coordenador dos Índices de Preços da Fundação, André Braz, enfatiza que a tendência é que o IGP-M prossiga em desaceleração no primeiro trimestre de 2022.

Enquanto isso, segundo ele, os contratos de aluguel, principalmente os residenciais, que são reajustados com base no IPC, o Índice de Preços ao Consumidor, também medido pela FGV, têm tido vantagem, já que nos últimos 12 meses, este indicador subiu 4,5%.

De acordo com André Braz, os grandes vilões da alta do IGP-M neste ano foram os preços dos produtos vendidos no atacado e que foram prejudicados pela crise hídrica ou influenciados pelo aumento do preço do barril do petróleo.

A lista foi puxada pela cana-de-açúcar, seguida pelo óleo diesel e o café.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo