Justiça derruba novo aumento no preço do gás natural no RJ

Publicado em 30/12/2021 - 08:34 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro derrubou mais uma vez o reajuste de 50% no preço do gás natural fornecido pela Petrobras à concessionária Naturgy e que entraria em vigor em 1º de janeiro de 2022.

Desta vez, o juiz Carlos Alberto Machado, do plantão judiciário do Tribunal de Justiça, desta quarta-feira, acolheu os argumentos apresentados pelo governo do estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado. Na liminar, ele ressaltou o impacto que seria provocado pelo reajuste sobre o preço atual do gás e o repasse no valor da tarifa cobrado pelas concessionárias, o que prejudicaria, principalmente, a população fluminense.

A decisão do magistrado ainda determinou que a Petrobras mantenha, por 12 meses, o preço de venda do gás em vigor atualmente e outros valores previstos em contratos já assinados com distribuidoras. E, enfatiza que o descumprimento resultará em multa diária no valor de R$5.000,00 até o limite de R$100.000,00.

O governador Cláudio Castro destacou que a decisão traz um alívio para a população do Rio de Janeiro, que seria altamente prejudicada com o novo valor.

Em outra decisão liminar, na terça-feira, a justiça do Rio já havia suspendido o aumento no preço do combustível. O juiz Andre Felipe Tredinnick, que estava no plantão judiciário, acatou a ação civil pública movida pela Assembleia Legislativa do Rio.

A Petrobras, voltou a informar, por meio de nota, que vai recorrer o quanto antes das decisões judiciais.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo