logo Radioagência Nacional
Economia

Licitação da cessão onerosa do pré-sal arrecada R$ 11 bilhões em bônus

Baixar
Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional
17/12/2021 - 19:57
Rio de Janeiro

O leilão da segunda rodada de licitações dos volumes excedentes da cessão onerosa do pré-sal arrecadou mais de R$ 11 bilhões em bônus de assinatura. Dois consórcios venceram, cada um com três empresas. Os bônus são o valor pago em dinheiro pelas empresas que arrematam áreas na licitação.

Realizado pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás e Combustíveis, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, foram arrematadas as duas áreas que estavam em oferta: Sépia e Atapu, ambas na Bacia de Santos.

A cessão onerosa é o contrato de exploração de petróleo operado pela Petrobras em uma área do pré-sal, na Bacia de Santos, e foram leiloados os volumes excedentes desse contrato, com a participação obrigatória da estatal como operadora em 30% das áreas.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da segunda rodada, realizada em um Hotel na Barra da Tijuca, e afirmou que o leilão vai permitir um aumento de 12% na produção do pré-sal nos próximos cinco a seis anos. O ministro ainda  destacou a importância dos investimentos que serão possíveis para estados e municípios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, que também esteve presente no leilão, celebrou o aumento no numero de participantes e destacou a robustez dos investimentos que trará para o pais.

O critério para escolha das empresas vencedoras foi o excedente em óleo para a União, que é a parcela da produção de petróleo a ser repartida entre a União e a empresa contratada. Os percentuais desse excedente em óleo ficaram em 37,43% para a área de Sépia e, 31,68%, para Atapu.

x