Vendas do comércio varejista ficam estáveis em outubro

Publicado em 08/12/2021 - 11:26 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As vendas do comércio varejista brasileiro ficaram estáveis na passagem de setembro para outubro, com taxa de -0,1%, após dois meses consecutivos de queda.

Com esse resultado, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, o varejo encontra-se 6,4% abaixo do patamar recorde, alcançado em outubro de 2020.

No ano e em 12 meses, o setor acumula ganho de 2,6%.

A Pesquisa Mensal do Comércio aponta que o resultado de estabilidade no campo negativo foi influenciado por cinco das oito atividades investigadas. Entre elas, as variações mais intensas foram registradas pelos setores de livros, jornais, revistas e papelaria, móveis e eletrodomésticos, combustíveis e lubrificantes e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também ficou estável na mesma comparação.

Já os setores que registraram crescimento nas vendas no período foram tecidos, vestuário e calçados, outros artigos de uso pessoal e doméstico e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Na comparação com outubro do ano passado, as vendas do comércio varejista cairam 7,1%. Foi a terceira queda consecutiva desse indicador e todas as oito atividades investigadas recuaram nessa comparação, com destaque para os setores de móveis e eletrodomésticos, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e livros, jornais, revistas e papelaria.

Edição: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo