C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Publicado em 20/01/2022 - 21:55 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ranking do Banco Central mostra que, de outubro a dezembro de 2021, o C6 Bank, banco digital, foi a instituição, entre as 15 maiores, que mais recebeu reclamação dos clientes. Foram 1.444 registros considerados procedentes. Em segundo lugar ficou o BMG, com 618 reclamações procedentes, e, em terceiro, o BTG Pactual/Banco Pan com 1.128 queixas.

Os números são referentes ao quarto trimestre de 2021 e foram divulgados nesta quinta-feira (20).

Cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações, foram ao todo 2.185 denúncias julgadas procedentes.

Também aparecem como problemas, a oferta e prestação de serviço de crédito consignado de forma inadequada, serviços oferecidos pelos bancos na internet e até relatos de abertura de conta com documentação falsa.

Os clientes também se queixam de enfrentar restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado e até dificuldade para encerrar uma conta corrente.

Para fazer o ranking, o Banco Central calcula um índice levando em conta o número de queixas recebidas. O cálculo é feito também considerando o número de clientes de cada banco.

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista com as 15 maiores instituições, o Inter é a quarta mais reclamada, depois vem Bradesco e Santander.

Entre os bancos públicos, a Caixa aparece em nono lugar e o Banco do Brasil em décimo primeiro.

Pela primeira vez, o Banco Central incluiu as instituições de pagamento, no caso os bancos não tradicionais, entre os participantes, além dos bancos e financeiras.

Em nota, o C6 Bank afirmou que 99% das solicitações recebidas pelos canais do banco são resolvidas e que vai continuar investindo em esforços para que o cliente possa solucionar suas demandas diretamente com o banco.

Também em nota, o Banco Pan informou que tem adotado medidas concretas para constante melhoria de seus serviços, na modernização do mercado e uma consequente redução no número de reclamações. 

Por meio de nota, o BMG reafirmou seu compromisso e empenho para solucionar os casos de maneira tempestiva e disse que realiza revisões de processos.

Já o Bradesco, também em nota, afirmou que trabalha no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. De acordo com o texto, reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco.

Também em nota, o Banco do Brasil informou que o número de reclamações registrado para os serviços foi reduzido em 12% em comparação ao último levantamento e destacou que o trabalho da Ouvidoria da instituição segue com melhor índice de qualidade na resposta entre as instituições com mais de 50 milhões de clientes.

Até o fechamento desta reportagem, os outros bancos mencionados não responderam nosso pedido de posicionamento.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo