C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Publicado em 20/01/2022 - 21:55 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ranking do Banco Central mostra que, de outubro a dezembro de 2021, o C6 Bank, banco digital, foi a instituição, entre as 15 maiores, que mais recebeu reclamação dos clientes. Foram 1.444 registros considerados procedentes. Em segundo lugar ficou o BMG, com 618 reclamações procedentes, e, em terceiro, o BTG Pactual/Banco Pan com 1.128 queixas.

Os números são referentes ao quarto trimestre de 2021 e foram divulgados nesta quinta-feira (20).

Cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações, foram ao todo 2.185 denúncias julgadas procedentes.

Também aparecem como problemas, a oferta e prestação de serviço de crédito consignado de forma inadequada, serviços oferecidos pelos bancos na internet e até relatos de abertura de conta com documentação falsa.

Os clientes também se queixam de enfrentar restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado e até dificuldade para encerrar uma conta corrente.

Para fazer o ranking, o Banco Central calcula um índice levando em conta o número de queixas recebidas. O cálculo é feito também considerando o número de clientes de cada banco.

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista com as 15 maiores instituições, o Inter é a quarta mais reclamada, depois vem Bradesco e Santander.

Entre os bancos públicos, a Caixa aparece em nono lugar e o Banco do Brasil em décimo primeiro.

Pela primeira vez, o Banco Central incluiu as instituições de pagamento, no caso os bancos não tradicionais, entre os participantes, além dos bancos e financeiras.

Em nota, o C6 Bank afirmou que 99% das solicitações recebidas pelos canais do banco são resolvidas e que vai continuar investindo em esforços para que o cliente possa solucionar suas demandas diretamente com o banco.

Também em nota, o Banco Pan informou que tem adotado medidas concretas para constante melhoria de seus serviços, na modernização do mercado e uma consequente redução no número de reclamações. 

Por meio de nota, o BMG reafirmou seu compromisso e empenho para solucionar os casos de maneira tempestiva e disse que realiza revisões de processos.

Já o Bradesco, também em nota, afirmou que trabalha no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. De acordo com o texto, reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco.

Também em nota, o Banco do Brasil informou que o número de reclamações registrado para os serviços foi reduzido em 12% em comparação ao último levantamento e destacou que o trabalho da Ouvidoria da instituição segue com melhor índice de qualidade na resposta entre as instituições com mais de 50 milhões de clientes.

Até o fechamento desta reportagem, os outros bancos mencionados não responderam nosso pedido de posicionamento.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo