A Intenção de Consumo das Famílias voltou a apresentar retração. O índice, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fechou 2021 em queda de 9,9% e uma média de 71,6 pontos, em uma escala que vai até 100 pontos. Esse foi o menor patamar da série histórica, iniciada em 2010.
Na margem, a percepção de consumo dos brasileiros também foi negativa. Pelo segundo mês consecutivo, o índice apresentou queda no desempenho mensal, com recuo de 0,8% em dezembro ante o mês anterior.
Na avaliação por faixa de renda, as famílias com orçamento acima de dez salários mínimos revelaram nível de insatisfação de 86,9 pontos. Já para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, o indicador atingiu 68,4 pontos.
A percepção em relação ao consumo futuro também se destacou negativamente, com 53,5% das famílias acreditando na redução, em comparação ao ano anterior.
Por outro lado, os principais destaques positivos avaliados na pesquisa foram componentes relacionados ao mercado de trabalho: emprego atual e perspectiva profissional.