Início do ano é época de calcular gastos obrigatórios, diz economista

Publicado em 04/01/2022 - 21:30 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O início do ano é o período em que os brasileiros precisam se organizar para que o orçamento doméstico dê conta de pagar uma série de impostos e tributos. Além disso, despesas fixas, como o aluguel, vão ser reajustadas pelos índices de inflação registrados no ano passado.

A inflação de 2021 medida pelo IPCA, que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, deve fechar em torno de 10%. Esse deve ser o índice de reajuste das mensalidades escolares, por exemplo, além da eletricidade e do transporte público.

Já para o aluguel de imóveis, a previsão é de um reajuste maior, de quase 18%. Isso porque essa despesa é reajustada pelo IGP-M, que é o Índice Geral de Preços do Mercado.

Com diferenças tão significativas nas contas deste ano em relação a 2021, o economista e advogado Alexandre Azzoni recomenda que as famílias façam um planejamento no papel para organizar as receitas e despesas do ano.

Outras despesas que precisam ser pagas no início do ano são tributos como IPTU e IPVA. No caso do imposto dos veículos, a tarifa deve sofrer um reajuste médio de 22,8%. O economista Alexandre Azzoni reforça que o pagamento dessas contas deve ser prioridade.

Quem possui uma reserva financeira ainda pode aproveitar para pagar a cota única do IPTU e do IPVA. Nesse caso, o tributo poderá ter um desconto de até 10%, a depender do estado em que o imposto está sendo cobrado.

Edição: Sheily Noleto

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo