IPCA-15: prévia da inflação fica em 0,58% em janeiro, informa IBGE

Oito grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta

Publicado em 26/01/2022 - 12:00 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prévia da inflação oficial do país, medida pelo IPCA-15, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, ficou em 0,58% em janeiro, abaixo da taxa de 0,78% registrada em dezembro.

Com o resultado de janeiro, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE, nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 10,20%, abaixo dos 10,42% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Apesar da queda do indicador neste mês, apenas os preços e tarifas do grupo transportes desaceleraram 0,41%, após a alta de 2,31% em dezembro.

Os outros oito grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta.

E, o maior impacto foi dos preços de Alimentação e bebidas, que subiram 0,97%, ante a taxa de 0,35% registrada em dezembro.

Segundo o IBGE, a desaceleração nos preços do grupo Transportes foi influenciada, principalmente, pela queda nos preços da gasolina e das passagens aéreas.

Já a alta nos preços do grupo Alimentação e bebidas foi puxada pela cebola, frutas, café moído e carnes.

No grupo Saúde e Cuidados Pessoais, que teve variação de 0,93%, o IBGE destaca que a alta não foi mais intensa porque o item plano de saúde caiu 0,69%. É que em dezembro, foi incorporada a última fração mensal do reajuste anual que havia sido suspenso em 2020 e que foi aplicado a partir de janeiro de 2021.

Para o cálculo do IPCA-15 deste mês, o IBGE coletou os preços entre 14 de dezembro e 13 de janeiro de 2022 e comparou com os registrados de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2021.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Economia

Primeiro leilão de energia do ano resulta em 29 contratos

O primeiro leilão do ano para contratação de novos volumes de energia foi realizado, nesta sexta-feira, e resultou em 29 contratos para captar geração de 29 usinas, entre hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa espalhadas por 11 estados do país.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para chuvas no Rio Grande do Norte e na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira, novo aviso vermelho - que significa "grande perigo" - por causa das chuvas no litoral leste do Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mais de 25 famílias recebem certidões de nascimento de filhos adotados

A entrega aconteceu na 1ª e na 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, marcando o encerramento da Semana Nacional da Adoção.

Baixar arquivo