Principais reservatórios do país têm melhora no cenário hídrico

Publicado em 17/01/2022 - 20:47 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o aumento do volume de chuvas nas últimas semanas, a previsão para as afluências, ou seja, a quantidade de chuvas que chegam aos reservatórios, permanecerá acima da média história nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste nesta semana, segundo o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Já no subsistema Sul, que ainda sofre com os efeitos do La Niña e da sazonalidade, com temperatura elevada, a previsão é de que a afluência deve chegar a 25% da média para o período.

Segundo o último boletim com dados sobre o Programa Mensal de Operação do ONS, a quantidade de energia armazenada nos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve atingir 41,4% de suas capacidades no fim de janeiro; no Norte, 54,7%; e no Nordeste, 75,5%. A expectativa de volume para o subsistema Sul é de 35,4% para o primeiro mês do ano.

Segundo comunicado do ONS, mesmo com a melhora dos níveis dos reservatórios, a situação hídrica ainda é sensível, e que é preciso aguardar o fim da estação chuvosa, que termina entre março e abril, para avaliar os reflexos na recuperação de água estocada e adequar a operação do setor elétrico brasileiro.

Quanto aos cenários de carga de energia no Sistema Interligado Nacional, o ONS sinaliza uma redução de 1,6% na demanda na comparação com janeiro do ano passado, e um volume de 71.165 megawatts médios. 

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo