A produção industrial brasileira teve queda de 0,2% na passagem de outubro para novembro de 2021: sexto mês seguido de retração na produção. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quinta-feira (6) pelo IBGE.
Com esse resultado, a produção industrial ficou 4,3% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, como explica o gerente André Macedo, responsável pela pesquisa.
Ainda segundo André Macedo, no confronto com igual mês do ano anterior, a produção industrial, ao recuar 4,4% em novembro de 2021, permanece apontando queda na produção.
Ele lembra, no entanto, que o setor ainda sofre os efeitos da pandemia mundial, que provocou o desabastecimento de alguns insumos e encareceu o custo da produção.
Segundo a pesquisa, “a indústria tem sofrido com a demanda em baixa, impactada pela inflação e a precarização das condições de emprego, já que com o rendimento mais baixo, o trabalhador tem consumido menos”.
Por outro lado, a pesquisa também mostra que 13 ramos da indústria tiveram alta. Os destaques foram produtos alimentícios, indústrias extrativas e veículos automotores, reboques e carrocerias.
Bens de consumo semi e não duráveis e bens intermediários, que são insumos industrializados usados no setor produtivo, mantiveram-se estáveis.
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados Taça Libertadores - troféu - Botafogo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Passageiros no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 19-12-2024 Durante sessão a Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC do pacote de ajuste fiscal. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 19/12/2024 – Totem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) atualizado.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 19/12/2024 - O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski e o secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida durante cerimônia de lançamento do Celular Seguro. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)