Consulta do BC a dinheiro esquecido volta a funcionar nesta segunda

Caso exista valor a receber, será necessário cadastro no site Gov.Br

Publicado em 14/02/2022 - 09:51 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você quer saber se tem algum dinheiro esquecido em bancos, de contas passadas, pra receber? O site criado para isso começou a funcionar de novo nesta segunda-feira (14), depois de o serviço ter ficado suspenso por conta do volume de acessos no Banco Central.

Neste primeiro momento, é preciso entrar no valoresareceber.bcb.gov.br e digitar o CPF e a data de nascimento. No caso de empresas, o CNPJ. Para quem tem saldo a receber, aparece a seguinte mensagem: consulta realizada com sucesso. E uma data para pedir o resgate do dinheiro.

É que foi criado um calendário de agendamento. Quem nasceu antes de 1968 ou empresas criadas antes desse ano têm de 7 a 11 de março para agendar o resgate. Quem nasceu entre 1968 e 1983 têm dos dias 14 a 18 para isso. E quem tem data de nascimento após 83, vai ter dos dias 21 a 25 para programar o pagamento. Lembrando que tem uma data de repescagem que é sempre um dia após o fim do prazo. Ou seja, dias 12, 19 ou 26 de março, dependendo de quando você nasceu.

Na data informada, você volta no site. Importante dizer que é preciso ter login no gov.br para acessar o sistema e resgatar o saldo. Depois disso, consulte o valor e peça transferência.

Quem perdeu a repescagem vai poder consultar o saldo a partir de 28 de março. Mas o Banco Central informa que as pessoas podem ficar tranquilas, que mesmo quem não consultar ou pedir o resgate, o dinheiro continua guardado.

A devolução do dinheiro é feita, de preferência, por PIX. E não custa lembrar: cuidado com golpes. O Banco Central não envia links, faz contato ou cobra para ter acesso a esse valor.

Nessa primeira etapa, são 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas com dinheiro esquecido para receber. Então anota aí pra não esquecer: valoresareceber.bcb.gov.br

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo