INSS tem déficit de 100 mil processos por mês

Publicado em 07/02/2022 - 19:45 Por Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, tem um déficit mensal de 100 mil processos. Isso porque a cada mês, dos 800 mil pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios que chegam, o instituto só finaliza 700 mil. Por isso, a fila de trabalhadores com pedidos em atraso soma 900 mil processos.

Esses dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Direitos Previdenciários, que é uma entidade sem fins lucrativos.

A aposentada Evileide Cerqueira teve que esperar quase dois anos para receber a aposentadoria que, segundo ela, deveria ter alcançado ao completar os 60 anos de idade.

Um dos casos mais comuns de atraso é de pedidos de auxílio por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença. A advogada e consultora em direito previdenciário Patrícia Bonetti calcula que 7 em cada 10 pedidos atrasam por causa de inconsistências nos dados, o que pode deixar o segurado sem o benefício.

Nesses casos, antes de acionar a justiça, a advogada recomenda tentar resolver o problema de forma administrativa na ouvidoria do INSS pelo telefone 135 ou pelo endereço: falabr.cgu.gov.br

Porém, nem sempre a via administrativa é suficiente. Esse foi o caso de Gleuber Martino que luta há 8 anos para receber uma pensão por morte. Ao recorrer à Justiça, Gleuber conseguiu o direito, mas por um erro judicial, ainda não recebeu os pagamentos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Direitos Previdenciários, a Previdência Social encerrou 2021 com cerca de 1,8 milhão de processos em análise, com cerca da metade deles em atraso se considerado o prazo de 45 dias para atendimento, fixado pelo Supremo Tribunal Federal.

Buscamos o INSS para comentar os dados e atrasos, mas não obtivemos resposta até o fechamento dessa reportagem.

* Com produção de Ariane Póvoa.

Correção: Título alterado no dia 08/02/2022, às 12h33. Diferente do informado, são 100 mil processos por mês não apenas de aposentadorias, mas incluindo outros pedidos.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo