Trabalhadores nascidos em maio recebem abono salarial

Publicado em 23/02/2022 - 14:27 Por Rimack Souto* - Locutor da Rádio Nacional - Brasília

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em maio recebem hoje o abono salarial ano-base 2020. O benefício para quem nasceu nesse mês é pago desde ontem. A Caixa iniciou o pagamento no dia 8 de fevereiro, e prosseguirá com a liberação do benefício até 31 de março, sempre de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para trabalhadores do setor público com inscrição final 4. O pagamento a essa categoria começou a ser feito no dia 15 de fevereiro e segue até 24 de março, com base no dígito final de inscrição do servidor.

O abono de até um salário mínimo é pago a trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS), ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com o número de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

 Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

*com reportagem de Wellton Máximo e edição de Graça Adjuto, da Agência Brasil

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina tem previsão de chuva intensa; uma morte foi confirmada

Nas últimas 48 horas, o estado tem sido atingido por temporais com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. 

Baixar arquivo