Fundo de investimento vence leilão da Cia. Docas do Espírito Santo
O Fundo de Investimentos Shelf 119 Multiestrategia, da gestora Quadra Capital, venceu o leilão da Companhia Docas do Espírito Santo com lance de R$ 106 milhões. Além do controle da Codesa, o fundo levou a concessão dos portos de Vitória e de Barra do Riacho por 35 anos. O leilão ocorreu nesta quarta-feira (30) na B3, em São Paulo.
A disputa durou uma hora. As primeiras propostas apresentadas foram baixas. O Fundo Shelf 119 iniciou oferecendo uma proposta de mil reais, enquanto o Consórcio Beira Mar ofereceu 100 mil. Os lances seguintes foram subindo em 5 milhões de reais até o resultado final.
Essa é a primeira desestatização de uma Autoridade Portuária no país, que é a entidade responsável pela administração de portos.
O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse que esse leilão serve de referência para outras privatizações.
De acordo com o BNDES, durante a concessão, além de encargos financeiros, há a obrigação de R$ 855 milhões em investimentos. O vencedor ainda terá que adquirir as ações da CODESA por até 326 milhões de reais.
No evento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se despediu do Ministério. O secretário-executivo Marcelo Sampaio vai assumir a pasta.