O INSS autorizou os bancos a ampliarem a margem de empréstimo consignado de aposentados e pensionistas de 35 para até 40%.
A autorização, publicada no Diário Oficial da União, também libera instituições financeiras a concederem crédito consignado para pessoas que recebem o BPC, um benefício assistencial de um salário mínimo por mês pago a idosos a partir dos 65 anos ou deficientes de qualquer idade, que comprovem baixa renda.
O Instituto de Seguridade Social também permite que o aposentado comprometa 40% da renda com o pagamento da parcela do empréstimo.
A divisão será feita na seguinte proporção: até 35% para as operações de empréstimo pessoal; até 5% para as operações de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício.
O crédito consignado é aquele concedido com desconto automático em folha de pagamento.
Quem recebe Auxilio Brasil também poderá autorizar um desconto de até 40% no benefício para abater dívidas com empréstimos e financiamentos, conforme Medida Provisória publicada pelo governo em 17 de março.
*Com informações da Agência Brasil




