Ipea reduz de 2,8% para 1% a alta do PIB do agronegócio para 2022

Pesquisa mostra risco de redução do consumo de carne devido aos preços

Publicado em 22/03/2022 - 15:47 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - revisou para baixo a estimativa do Produto Interno Bruto do setor agropecuário do país.

De acordo com o instituto a previsão caiu de 2,8% para 1%, no intervalo entre dezembro de 2021 e a atualização dos dados divulgada nesta terça-feira (22).

A principal causa para o recuo, segundo o Instituto, foi o valor adicionado do setor agrícola, que despencou do patamar de 2,6% no estudo anterior para 0,3% neste mês. Entre os motivos, estão fatores como a estiagem no sul do país, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, com impacto na produção de soja. A produção do grão deve fechar 2022 em baixa de 35,8% no Rio Grande do Sul e  40,7% no Paraná.

O estudo também aponta que, a estimativa de aumento nas safras de milho, de 23,9%, e da cana-de-açúcar, 20,6%, ajudaram a segurar a expectativa do PIB agropecuário, evitando uma queda mais acentuada. Ao menos por enquanto.

Já a estimativa de crescimento do valor adicionado pecuário baixou, mas de forma mais moderada, de 3,6% em dezembro para 3% agora.

A pesquisa do Ipea faz ainda um alerta para o risco de o setor pecuário enfrentar redução da demanda por proteínas animais, diante dos reflexos dos custos maiores nos preços, e da expectativa de uma atividade econômica pouco aquecida em 2022.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde reembolsaram ao SUS mais de R$ 5 bi de 2015 a 2020

Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou a 6ª edição do Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos Privados.

Baixar arquivo
Política

Acompanhe a agenda de cinco dos candidatos à Presidência da República

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em média, cerca de 112 mil queimadas são registradas por ano no país

Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que realiza esse monitoramento desde 1998. Entre os biomas, o cerrado é o mais atingido.

Baixar arquivo