Mutirão para renegociar dívidas com bancos começa nesta segunda (07)

Publicado em 05/03/2022 - 14:52 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Consumidores com dívidas atrasadas com os bancos podem procurar as instituições para renegociar a partir desta segunda-feira. É que começa o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela  Federação Brasileira de Bancos. O consumidor poderá obter descontos, taxas de juros melhores e parcelamentos.

A iniciativa é totalmente online. A pessoa começa a negociação pela plataforma Consumidor.gov.br, ou diretamente pelos canais digitais de uma das 160 instituições participantes, que têm 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.

Os alvos da campanha, que vai até 31 de março, são dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa física; e tenham sido contraídas de bancos ou instituições financeiras.

O diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, explica que o consumidor deve se preparar para negociar.

O consumidor conta com o site mutirao.febraban.org.br que traz orientações e informações sobre educação financeira. O último mutirão realizado pela Febraban, em novembro do ano passado, renegociou mais de um milhão e setecentos mil contratos.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo