Brasil registra para março a maior inflação em 28 anos

Preços subiram 11,30% no acumulado dos últimos 12 meses

Publicado em 08/04/2022 - 12:11 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Brasil registrou em março a maior inflação para este mês desde o lançamento do Plano Real. Os preços subiram 1,62%, depois de já terem avançado 1,01% em fevereiro. A taxa só é menor do que a registrada em março de 1994, antes da adoção da nova moeda criada justamente para conter a hiperinflação. Com isso, no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação já chegou a 11,30%, o maior valor desde outubro de 2003. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE.

De acordo com o gerente da Pesquisa, Pedro Kislanov, os grandes vilões foram os transportes, que subiram 3,02%, e os alimentos e bebidas, com avanço de 2,42. Mas o índice de difusão, que mostra a quantidade de itens que tiveram aumento, chegou a 76,13%, um recorde desde outubro de 2016, o que mostra que a inflação está bastante disseminada...

No caso dos transportes, a alta foi causada, principalmente, pela correção de 6,70% nos preços dos combustíveis, após novo reajuste feito pela Petrobras. A gasolina, com alta de 6,95%, teve o maior impacto individual no IPCA de março, mas os preços do gás veicular, do etanol e do óleo diesel também subiram significativamente. O diesel, inclusive, é o subitem não alimentício que mais subiu nos últimos 12 meses, 46,47%.

Já no grupo dos alimentos e bebidas, o avanço de 2,42% nos preços resultou principalmente do valor dos alimentos para consumo no domicílio, que subiram 3,09% no mês passado.

Mas todos os itens alimentícios tiveram alta e produtos comuns na mesa dos brasileiros encareceram bastante. O tomate ficou 27,22% mais caro, e o preço da cenoura, que já estava alto, subiu mais 31,47%. E de acordo com Kislanov, em 12 meses, a inflação dos alimentos e bebidas já acumula  11.62%...

Além disso, este mês o grupo habitação também subiu 1,15% por conta da alta de 6,57% no gás de botijão e de 1,08% na taxa de energia elétrica. Os dois itens fazem parte do grupo de monitorados, porque os preços são regulados de alguma forma pelo governo. Em março, esse grupo teve uma inflação ainda maior do que o índice geral, com alta de 2.65%, que chega a 14,84 em 12 meses.

Nesta sexta-feira, o IBGE também divulgou a inflação medida pelo Indice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a variação de produtos e serviços consumidos por famílias de menor renda. O INPC de março também foi o maior para este mês desde a adoção do plano real: 1,71%.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo