Caged: Brasil teve recorde de pedidos de demissão em fevereiro

Pandemia e busca por maior qualidade de vida influenciaram

Publicado em 21/04/2022 - 16:01 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento no número de demissões voluntárias no Brasil é um reflexo da pandemia, e da busca por maior qualidade de vida por parte dos trabalhadores mais qualificados.

Essa é a avaliação de especialistas para explicar o recorde de demissões voluntárias em fevereiro deste ano, quando mais de 560 mil trabalhadores pediram demissão, maior número desde o início da série história, em janeiro de 2004, segundo o Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia.

O analista de controladoria Paulo Lopes, de 35 anos, pediu demissão em março deste ano e arrumou outro emprego em busca de mais qualidade de vida.

Um dos principais motivos para o empregado pedir demissão é o custo de ir trabalhar presencialmente, segundo argumenta a especialista em processo do trabalho, a advogada Juliana Mendonça.

Nos Estados Unidos, o número de demissões voluntárias também tem batido recorde nos últimos meses. Para o economista da LCA Consultores, Bruno Imaizumi, que fez um levantamento sobre o tema, essa é uma mudança de comportamento influenciada pela pandemia.

Uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, realizada em novembro do ano passado, revelou que quase metade dos profissionais entrevistados com mais de 25 anos pretendiam buscar um novo emprego em 2022. Entre esses, 37% apontaram como motivo para buscar um novo trabalho a busca de um salário melhor,19% tinham desejo de aprender algo novo e 12% tinham expectativa de melhorar a qualidade de vida.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Bolsonaro presta depoimento na PF sobre importunação a uma baleia

O caso ocorreu em junho do ano passado, quando o ex-presidente se aproximou de uma baleia jubarte com jet ski, no litoral paulista. 

Baixar arquivo
Cultura

Envelhecimento da população negra é tema de espetáculo em São Paulo

A faixa etária do elenco musical vai dos 60 aos 85 anos. Artistas negros e mais velhos presentes no palco narram as próprias histórias.

Baixar arquivo
Internacional

Joe Biden está otimista com um cessar-fogo próximo em Gaza

A expectativa é que a pausa humanitária ocorra antes do início do Ramadã. 

Baixar arquivo
Saúde

Febre amarela: Anvisa autoriza novas práticas na produção de vacinas

A retirada de antibióticos foi um pedido OMS, que busca diminuir o uso em ampla escala de antibióticos por conta dos altos níveis de resistência das bactérias.

Baixar arquivo
Internacional

Embaixador da Palestina diz ter esperança em cessar-fogo em Gaza

Ele defende a criação do Estado Palestino, como estabelecido pela ONU em 1947. E afirma que Israel pode usar armas nucleares, pode acabar com Gaza e com parte do povo palestino. Mas que não vai acabar com a causa palestina

Baixar arquivo
Economia

Prévia da inflação oficial tem alta de 0,78% em fevereiro

Custos com a educação provocaram a alta. As mensalidades escolares subiram, em média, 6,13%. No ensino médio, próximo a 9%. 

Baixar arquivo