Caged: Brasil teve recorde de pedidos de demissão em fevereiro

Pandemia e busca por maior qualidade de vida influenciaram

Publicado em 21/04/2022 - 16:01 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento no número de demissões voluntárias no Brasil é um reflexo da pandemia, e da busca por maior qualidade de vida por parte dos trabalhadores mais qualificados.

Essa é a avaliação de especialistas para explicar o recorde de demissões voluntárias em fevereiro deste ano, quando mais de 560 mil trabalhadores pediram demissão, maior número desde o início da série história, em janeiro de 2004, segundo o Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia.

O analista de controladoria Paulo Lopes, de 35 anos, pediu demissão em março deste ano e arrumou outro emprego em busca de mais qualidade de vida.

Um dos principais motivos para o empregado pedir demissão é o custo de ir trabalhar presencialmente, segundo argumenta a especialista em processo do trabalho, a advogada Juliana Mendonça.

Nos Estados Unidos, o número de demissões voluntárias também tem batido recorde nos últimos meses. Para o economista da LCA Consultores, Bruno Imaizumi, que fez um levantamento sobre o tema, essa é uma mudança de comportamento influenciada pela pandemia.

Uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, realizada em novembro do ano passado, revelou que quase metade dos profissionais entrevistados com mais de 25 anos pretendiam buscar um novo emprego em 2022. Entre esses, 37% apontaram como motivo para buscar um novo trabalho a busca de um salário melhor,19% tinham desejo de aprender algo novo e 12% tinham expectativa de melhorar a qualidade de vida.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo