IBGE: Cereais, leguminosas e oleaginosas podem ter safra recorde

Publicado em 07/04/2022 - 11:45 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em março deste ano deve alcançar o recorde de 258 milhões e 900 mil toneladas, o que significa um aumento de 2,3% sobre o total colhido no ano passado, ficando acima também dos números de 2020, quando foram produzidos no país 255 milhões e 400 mil toneladas.

A estimativa é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira (7) pelo IBGE. Porém, na comparação com o estimado no mês de fevereiro, houve queda de 1% na produção da safra agrícola.

O gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, explicou que a queda na estimativa de março em relação a fevereiro deve-se a falta de chuva em importantes regiões produtoras de soja, como os estados do sul do país.

Segundo ele, o Paraná e o Rio Grande do Sul devem produzir 41,1% e 53,5% menos soja do que a safra anterior, respectivamente. E, com essas perdas, a participação da soja no volume total de grãos deve cair para 44,9%.

Guedes lembrou que esta baixa afeta outras cadeias de produção, como a suinocultura e a avicultura, já que dependem do grão para a produção de alimento para os animais.

Para ele, as expectativas agora estão voltadas para a colheita de outros produtos, como a segunda safra do milho, que deve ser recorde, do algodão e do trigo.

Já a produção de café deve atingir 3,4 milhões de toneladas, um aumento de 14,4% em relação ao ano passado. E, na avaliação de Guedes, essa safra poderia ser maior, não fossem os problemas de clima, como geadas e períodos de altas temperaturas, que os estados produtores enfrentaram em 2021.

A área a ser colhida em 2022 deve chegar a 71 milhões e 8 mil hectares, segundo a pesquisa de março, 0,8% acima da prevista em fevereiro e 4,7% acima da registrada no ano passado.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo