Índice do aluguel subiu 0,81% em março, diz FGV

Publicado em 06/04/2022 - 14:06 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IVAR, Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, subiu 0,81% em março. A taxa, no entanto, ficou bem abaixo da registrada em fevereiro, de 2,92%. Com o resultado, divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas, o indicador acumula inflação de 6,24% em 12 meses. E esse é o maior patamar desde o início da série histórica, em janeiro de 2019.

O IVAR é apurado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

De fevereiro para março, o indicador desacelerou em todas as capitais pesquisadas. O maior recuo foi observado em Porto Alegre, onde a taxa passou de 3,61% para -1,25% no período.

As demais cidades também tiveram queda na taxa, mas continuaram registrando inflação em março.

Já no acumulado de 12 meses, a inflação dos aluguéis caiu apenas em Porto Alegre. Nas outras três cidades, a inflação no período subiu de fevereiro para março.

O IVAR foi desenvolvido pela FGV para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo