BNDES e Marinha fazem estudo sobre potencial da costa brasileira

Publicado em 17/05/2022 - 17:37 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Marinha do Brasil começaram, nesta terça-feira, um estudo que irá ajudar o país a conhecer o potencial econômico da costa brasileira, região de cerca de 5,7 milhões km².

Um dos objetivos do Planejamento Espacial Marinho, que deve ser concluído até 2030, é adequar a legislação brasileira aos compromissos assumidos pelo país em 2017, durante a Conferência Internacional dos Oceanos.

Segundo o BNDES, o planejamento garante segurança jurídica para investidores, além da geração de empregos e de divisas para a costa brasileira.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ressalta que o Planejamento Espacial Marinho é estratégico para o desenvolvimento nacional, criando mais oportunidades de crescimento, com impacto positivo na geração de negócios sustentáveis e economicamente viáveis.

O acordo de cooperação prevê o financiamento dos estudos, por parte do BNDES, na modalidade não reembolsável. A primeira fase terá custo de cerca de R$ 5 milhões. O estudo total, que deverá alcançar toda a costa brasileira, tem orçamento previsto de R$ 30 milhões.

O planejamento será composto de dez cadernos informativos com os temas pesca artesanal, exploração de petróleo e gás e meio ambiente, entre outros. A estimativa é que os estudos sejam concluídos em até 36 meses, com a entrega dos cadernos temáticos de dez setores econômicos nos primeiros 12 meses.

A primeira etapa contará com estudos da região costeira do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Segundo o BNDES, a escolha ocorreu por se tratar de uma região de fronteira onde há pleitos de utilização do espaço para geração de energia eólica offshore, cinco portos estabelecidos (Rio Grande, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul, Paranaguá), forte atividade pesqueira e corredor relevante de migração de espécies marinhas do Atlântico Sul.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo