Crise econômica afeta mercado imobiliário no país

O aumento do preço de insumos de construção e a conjuntura econômica vêm impactando negativamente o mercado imobiliário.
No primeiro trimestre de 2022, foram lançadas 53 mil unidades residenciais. Em comparação com o trimestre anterior, os lançamentos foram reduzidos em 42,5% e a oferta final em 7,6%. Os números foram apresentados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção nesta segunda-feira. A pesquisa foi feita em 196 cidades.
Já no Programa Casa Verde e Amarela, em comparação com o último trimestre de 2021, os lançamentos caíram 40,4% e a oferta final, 11,1%.
Segundo a instituição, o resultado do programa habitacional não tem relação com as taxas de juros, mas com os custos dos materiais, a falta de confiança dos empresários e a queda da renda das famílias.
Para o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, o governo precisa agir rápido.
A venda de imóveis no primeiro trimestre deste ano, no entanto, cresceu 2,2% em relação ao período anterior. Entre janeiro e março foram negociadas quase 74 mil unidades.





Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.