Em SP endividamento de donos de bares e restaurantes preocupa o setor

Publicado em 24/05/2022 - 23:35 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O movimento dos bares e restaurantes está voltando e alguns empresários já começam a registrar lucros, mas a inflação e o endividamento ainda preocupam o setor.

Em abril, 35% dos empresários donos de bares e restaurantes conseguiram trabalhar com lucro. Em janeiro, a proporção dos que conseguiram ficar no azul foi bem menor, 22%.

Já entre os que tiveram prejuízo, a situação se inverteu. Em abril, 28% fecharam as contas no vermelho. Em janeiro, pouco menos da metade, 43%. 

O levantamento é da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ,e para José Eduardo Camargo, Líder de Conteúdo e Inteligência da Associação, a hora é de otimismo, mas a inflação é motivo de preocupação.

Segundo a pesquisa, praticamente oito de cada dez empresários não estão conseguindo acompanhar os aumentos da inflação. Ou seja, ou não conseguem repassar o aumento de custos para o cardápio ou quando consegue, precisam fazem reajustes abaixo da inflação.

Outro ponto que preocupa o setor é o endividamento. sete a cada dez empresários tiveram que pedir dinheiro emprestado durante a pandemia. Seja indo direto nas linhas de crédito dos bancos ou via Pronampe, o Programa de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, criado pelo governo para enfrentar a crise durante a pandemia de coronavírus.

Só que a taxa de inadimplência é alta. Praticamente um terço, 32%, de quem recorreu aos bancos não está conseguindo quitar as dívidas. Já entre os que buscaram o Pronampe, que tem juros mais baixos, a inadimplência é de 17%. Apesar de ser muito menor comparado com quem tem dívida direta com os bancos, ela é quatro vezes maior que a media geral de inadimplência dos empresários de outros setores que também precisaram recorrer ao programa.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo