Foram movimentados mais de R$ 478 bilhões em pagamentos com cartões de crédito somente nos três primeiros meses do ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
Este número representa um aumento de 42%, se comparado ao mesmo período de 2021. No caso dos cartões de débito, o aumento foi de 15%.
As compras feitas pela internet e a volta do público ao comércio presencial impulsionaram o aumento no uso dos cartões de crédito. No caso das compras online, o montante chegou a R$ 162 bilhões de reais. Mas o economista Carlos Oliveira alerta para os cuidados com essa forma de pagamento, que pode gerar o endividamento.
O levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços indica, ainda, um crescimento da inadimplência nos últimos meses, chegando a 5,8% em fevereiro.
Para o especialista, o parcelamento do cartão pode se tornar um forte risco de endividamento e inadimplência.
A prudência e o planejamento, continuam sendo a melhor forma de driblar os juros e a tentação do crédito, para evitar o surgimento de uma nova dívida e ainda sujar o nome na praça.
*Com supervisão de Raquel Mariano