História Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

Publicado em 17/05/2022 - 10:28 Por Dilson Santa Fé - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Vinte e quatro corretores e a assinatura de um pacto marcaram a fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 17 de maio de 1792. Em resposta à crise financeira da época, o Acordo Buttonwood buscava promover a estabilidade no mercado e garantir transações confiáveis.

Inicialmente, os comerciantes faziam reuniões informais em cafés da cidade. Só em 1817, com um mercado mais ativo, surgiu a necessidade de uma maior organização, incluindo uma sede em uma sala em Wall Street. Além disso, foi criada uma legislação específica para regular o comércio.

Na época, 30 ações em média eram negociadas por dia. O presidente da Bolsa gritava o nome de cada título e os corretores gritavam lances e ofertas. Por volta de 1865, o número de ações diárias passava de 300. 

A partir de 1870, começou a tradição de anunciar a abertura e fechamento dos pregões com o toque alto de um gongo chinês. Posteriormente, ele foi substituído por sinos.

Os primeiros telefones foram instalados em 1878. E o volume de negócios superou a marca de um milhão de ações pela primeira vez.

A atual sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque foi inaugurada em 1903. A primeira mulher a se tornar membro entrou em 1967. E o primeiro homem negro em 1970. 

Os avanços tecnológicos provocaram mudanças nas operações ao longo dos anos. E foi a tecnologia que sustentou o funcionamento durante o momento mais crítico da pandemia de covid-19 com realização de pregões eletrônicos.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo