História Hoje: há 230 anos, Bolsa de Nova Iorque era fundada

Publicado em 17/05/2022 - 10:28 Por Dilson Santa Fé - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Vinte e quatro corretores e a assinatura de um pacto marcaram a fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 17 de maio de 1792. Em resposta à crise financeira da época, o Acordo Buttonwood buscava promover a estabilidade no mercado e garantir transações confiáveis.

Inicialmente, os comerciantes faziam reuniões informais em cafés da cidade. Só em 1817, com um mercado mais ativo, surgiu a necessidade de uma maior organização, incluindo uma sede em uma sala em Wall Street. Além disso, foi criada uma legislação específica para regular o comércio.

Na época, 30 ações em média eram negociadas por dia. O presidente da Bolsa gritava o nome de cada título e os corretores gritavam lances e ofertas. Por volta de 1865, o número de ações diárias passava de 300. 

A partir de 1870, começou a tradição de anunciar a abertura e fechamento dos pregões com o toque alto de um gongo chinês. Posteriormente, ele foi substituído por sinos.

Os primeiros telefones foram instalados em 1878. E o volume de negócios superou a marca de um milhão de ações pela primeira vez.

A atual sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque foi inaugurada em 1903. A primeira mulher a se tornar membro entrou em 1967. E o primeiro homem negro em 1970. 

Os avanços tecnológicos provocaram mudanças nas operações ao longo dos anos. E foi a tecnologia que sustentou o funcionamento durante o momento mais crítico da pandemia de covid-19 com realização de pregões eletrônicos.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Ferros-velhos do RJ vão precisar de autorização para atuar no setor

Ferros-velhos situados nos 92 municípios fluminenses vão precisar de autorização da Secretaria de Estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro para funcionar. O prazo de cadastro vai até 17 de agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: 20 estados estão com alta de casos de síndrome respiratória

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica sinal de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 20 das 27 unidades federativas do país. Entre as capitais, 19 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Baixar arquivo
Educação

Jardim Botânico do Rio abre inscrições para capacitar jovens alunos

O Projeto Florescer atua na formação profissionalizante, com foco no exercício responsável da cidadania e a preservação do meio ambiente. Já a Iniciação Científica busca despertar o interesse dos jovens nesta área.

Baixar arquivo
Política

Ministro Joaquim Leite diz que relatório mostra queda do desmatamento

Para o ministro do Meio Ambiente, um relatório desta quarta-feira já registra redução do desmatamento nas seis bases instaladas para fiscalizar e reprimir garimpos ilegais, queimadas e tráfico de drogas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa mantém proibição de venda de cigarros eletrônicos no Brasil

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, de forma unânime, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Baixar arquivo
Segurança

Tráfico internacional de drogas: PF realiza 2 operações em 12 estados

Duas operações da Polícia Federal deflagradas nesta quarta-feira prenderam suspeitos e realizaram buscas e apreensões em 12 estados do país com foco no tráfico internacional de drogas de grupo que seria comandado por um ex-policial militar.

Baixar arquivo