IBGE: desemprego atinge mais mulheres e pessoas pretas e pardas
A angústia da falta de emprego atinge mais as mulheres e as pessoas pretas e pardas, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo IBGE. A taxa de desocupação, no primeiro trimestre deste ano, ficou em 9,1% entre os homens e 8,9% entre as pessoas brancas, abaixo da média nacional, que ficou em 11,1%. Mas a proporção de desempregados sobe para 13,7% entre as mulheres e para 13,3% considerando apenas as pessoas pretas.
Um olhar para o contingente que está à procura de uma vaga mostra ainda que 67,2% dele é composto por negros e 34,8% por brancos. A diferença de gênero também é significativa, como aponta a coordenadora de Trabalho e Renda do instituto, Adriana Beringuy.
O levantamento mostra ainda que muitos brasileiros estão tentando se recolocar no mercado de trabalho há mais de dois anos. Essas pessoas somaram quase 3,5 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde há aproximadamente 29% do total de desempregados, ou três em cada dez. Adriana Beringuy também explica que a taxa de desemprego manifestou diferenças regionais.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua apontam ainda que as maiores taxas de desemprego no começo deste ano foram registradas na Bahia, onde chegou a 17,6%, e Pernambuco, com 17%. Também se destaca a proporção de 14,9% de desempregados do Rio de Janeiro, destoando da média da região Sudeste.
Na outra ponta, o menor índice foi verificado em Santa Catarina, com 4,5%. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, as taxas ficaram estáveis em 26 das 27 unidades da federação, à exceção do Amapá, onde caiu 3,3%.
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)