Imposto de Renda: erros de preenchimento levam à malha fina

Publicado em 03/05/2022 - 19:49 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para quem ainda está separando a documentação para informar renda, despesas médicas, escolares ou outros tipos de deduções, é preciso estar atento ao preenchimento da declaração e evitar cair na malha fina, que é uma análise mais profunda realizada pela Receita Federal quando há alguma diferença entre as informações apresentadas pelo contribuinte e aquelas fornecidas por outras entidades, como empresas, instituições financeiras e planos de saúde.

O contribuinte que omitir receitas ou bens de forma intencional, informar gastos com saúde ou educação de outra pessoa e incluir dependentes inexistentes pode sofrer um processo-crime por evasão fiscal, com pena de até a cinco anos de prisão.

O professor contabilidade financeira e tributária Murillo Torelli Pinto lembra que se o contribuinte notar que preencheu algo errado sem querer, ele tem a opção de retificar por conta própria as informações.

Quando comprovada a intenção de fraudar informações, essa multa dobra e pode ter início uma denúncia contra a ordem tributária, como explica o especialista Murillo Torelli Pinto.

Para aqueles que já declararam o Imposto de Renda 2022 e querem conferir o status do envio, basta acessar o portal e-Cac, Centro Virtual de Atendimento, no site da Receita Federal.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo