Mourão diz que há espaço para comércio com a China crescer ainda mais

Vice-presidente destacou importância do comércio entre os dois países

Publicado em 23/05/2022 - 15:47 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Aumentar o valor agregado dos três produtos brasileiros mais exportados para a China: petróleo, minério de ferro e soja. Esse é um dos objetivos do governo brasileiro anunciado nesta segunda-feira (23) pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Ele comentou os assuntos após reunião da Cosban, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.

O vice-presidente destacou a importância do comércio entre os dois países e acrescentou que há espaço para essa relação crescer ainda mais.

Mourão falou também sobre o Plano Estratégico firmado entre Brasil e China, que trata de cooperação nas áreas de comércio, agricultura, saúde, comunicação, infraestrutura e sustentabilidade.

Para se ter ideia do crescimento dos negócios entre os dois países, em 2001, o comércio Brasil-China ultrapassou três bilhões de dólares. Em 2019, esse valor foi 30 vezes maior: 98 bilhões de dólares. Hamilton Mourão comentou sobre esses dados.

Lembrando que as relações entre Brasil e China foram estabelecidas em 1974, com abertura de embaixadas nos dois países. Trinta anos mais tarde, em 2004, foi criada a Cosban, que é copresidida pelos vice-presidentes do Brasil e da China. E em 2012, a China tornou-se o principal fornecedor de produtos importados pelo Brasil.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo