Operadoras de turismo superam faturamento de 2021

Publicado em 24/05/2022 - 16:07 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase 70% das operadoras de turismo no Brasil superaram este ano o faturamento de 2021. Isso é o que mostra o boletim Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, referente ao primeiro trimestre de 2022. O mesmo levantamento mostra que 86% das viagens compradas por turistas, no primeiro trimestre, foram para destinos nacionais, enquanto o exterior ficou com os outros 14%.

O principal destino nacional, nos três primeiros meses do ano, foi a região Nordeste. A maior parte das compras foi para Salvador, a capital da Bahia. Em seguida, Fortaleza, no Ceará, Maceió, em Alagoas, e Natal, no Rio Grande do Norte. Em terceiro lugar nas compras de pacotes foram para Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Porto Seguro, na Bahia.

Já os destinos internacionais mais comprados no primeiro trimestre foram: Orlando, nos Estados Unidos, Cancún, no México e Lisboa, em Portugal. Em segundo lugar ficou a capital francesa, Paris. Os terceiros destinos mais vendidos, no mesmo período, foram Dubai, nos Emirados Árabes, e Egito, país do continente africano.

De acordo com os consultores, os preços das passagens nacionais estão 55% mais caras e para outros países subiram 59%. O que, para eles, é considerado abusivo por reduzirem o poder de compra dos turistas, que já sofrem impactos da inflação.

Segundo Mariana Aldrigui, doutora em Turismo da Universidade de São Paulo, isso faz com que as agências de viagens ofereçam alternativas mais atrativas aos viajantes.

A especialista diz que consultores da associação não acreditam que as passagens baixem este ano. A previsão é que a partir de 2023 pode haver queda nos preços.

Mariana Aldrigui destacou a importância de agentes de viagem sérios, que possam dar dicas de bons preços e destinos. E alertou quanto à ocorrência de possíveis golpes.

Durante o debate, os consultores citaram destinos diferentes como Jalapão, no Tocantins, além de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo. Entre os internacionais, os destaques podem ser Nova Iorque ou Miami, nos Estados Unidos, e também a Europa.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo