Pix bate recorde com 73 milhões de transações em um único dia

Publicado em 10/05/2022 - 20:56 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O recorde de transferências via Pix nas vésperas do Dia das Mães reforçou a consolidação desse meio de pagamento entre os brasileiros. Foram mais de 73 milhões de transações em um único dia, 10 milhões a mais que no recorde anterior.

Inaugurado em novembro de 2020, o Pix alcançou o primeiro bilhão de transações em um único mês em setembro do ano passado. Após seis meses, o número de transações cresceu cerca de 60%. Isso após uma queda no volume e quantidade desse tipo de transação entre janeiro e fevereiro deste ano.

Romildo Brito é ambulante há 10 anos no Distrito Federal e conta que, no início, desconfiou do Pix, até que os colegas o incentivaram a usar a nova ferramenta. 

Apesar do crescimento, o diretor adjunto de serviços da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, Walter Faria, avalia que ainda há espaço para crescer mais. O representante do sistema financeiro ressalta, por outro lado, que o número de transações é alto entre pessoas físicas, mas não tem a mesma intensidade nas vendas entre pessoa física e empresa, devido ao uso do cartão de crédito.

Segundo dados do Banco Central, o Pix entre pessoas físicas representou 72% do total das transferências em março, enquanto o Pix de pessoa para empresa foi 18% do total. Já as transferências entre empresas representou apenas 3% do total das transações.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo
Cultura

Museu das Favelas apresenta exposição Rap em Quadrinhos

A mostra traz 19 personalidades do rap nacional retratadas como super-heróis e super-heroínas das histórias em quadrinhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF julga pauta verde, que cobra plano de preservação ambiental

As ações são de partidos políticos e da Procuradoria-Geral da República ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os partidos pedem o reconhecimento da omissão dos membros do executivo, para impedir o avanço do desmatamento na Amazônia

Baixar arquivo
Justiça

TSE multa Haddad em R$ 10 mil por propaganda eleitoral irregular

A corte entendeu que Fernando Haddad impulsionou no Google resultados positivos sobre ele quando buscas eram feitas com o nome do adversário nas eleições de 2022. 

Baixar arquivo