Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Publicado em 28/05/2022 - 15:13 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça do trabalho suspendeu em medida liminar as demissões realizadas pela montadora Caoa Chery na cidade de Jacareí, região de São José dos Campos, no estado de São Paulo.

Segundo decisão do juiz do trabalho Lucas Cilli, publicada na noite desta sexta feira, as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. O magistrado deu prazo de cinco dias para o cumprimento da medida pela empresa sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

No começo do mês a montadora anunciou o fechamento da fábrica para readequação para montagem de veículos elétricos e reabertura somente em 2025, e com isso comunicou a demissão de mais de 580 trabalhadores da linha de montagem. Desde então, sindicatos e a empresa têm feito negociações para evitarem as dispensas. Além disso, os trabalhadores fizeram manifestação e ocuparam a frente da fábrica na última terça feira. 

O sindicato dos metalúrgicos comemorou a decisão judicial e lembrou que desde o início das negociações tem proposto um layoff de cinco meses com estabilidade e salários integrais, mas que a empresa não aceitou sinalizando apenas com indenização social de 7 a 15 salários nominais.

As tentativas de entendimento devem continuar, pois haverá uma rodada de negociação entre a empresa e o sindicato junto com o MInistério Público do trabalho no próximo dia 1º de Junho.

Procurada a Caoa Chery falou que não irá comentar a decisão judicial.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo